Peixes ornamentais são excelentes para quem deseja animal de estimação e não dispõe de muito espaço

domingo, 8 de abril de 2012

Hyphessobrycon eques (Mato Grosso)

Uma ótima opção tanto para iniciantes como para aquaristas mais experientes o Mato Grosso é um dos peixes mais populares no aquarismo brasileiro, o que se justifica pela sua resistência e capacidade de adaptação.

 Nem por isso, o aquarista deve deixar de se preocupar em oferecer as condições mais próximas da ideal ao peixe, pois somente dessa forma é que ele mostrará todo o seu colorido e terá uma vida longa em cativeiro. Originiário da Bacia do Paraná, é facilmente encontrado em algumas regiões do Brasil e muitas vezes é conhecido como Lambari pelas populações locais.
Na natureza nada em grandes cardumes, sendo essa uma forma de se proteger dos predadores, devido a esse comportamento irá se sentir bem mais à vontade no aquário caso seja colocado em grupos de no mínimo 5 exemplares sendo que quanto maior o cardume, mais agradável será vê-los nadando.

O aquário para o Mato Grosso deverá ter pH em torno de 6,7 e temperatura em 25ºC, uma densa vegetal será muito apreciada pelo peixe, não havendo restrições quanto às espécies. Pode habitar aquários comunitários sem maiores problemas contanto que não conviva com peixes de nadadeiras longas como Kinguios, Acarás-Bandeira entre outros, já que como vários outros Tetras, ele também costuma beliscar as nadadeiras desses peixes, bons companheiros para os Mato-Grossos são Tetras, Barbos, peixes de fundo entre outros.

 Identificar o sexo do Mato Grosso não é uma tarefa muito fácil, deve-se prestar atenção no abdômen do peixe, pois as fêmeas costumam ser mais "gordinhas" na época da reprodução devido à presença de um número considerável de ovos.
A reprodução não é muito comum em aquários, mas caso o aquarista se interesse, deve-se separar um grupo num aquário densamente plantado, logo as perseguições devem começar e se o aquarista der sorte, um casal procurará um local protegido pela vegetação para depositar os ovos, nessa hora toda atenção é pouca pois assim que a desova terminar, os adultos devem ser retirados do aquário, caso contrário os ovos serão devorados.

Os filhotes devem ser alimentados com micro-vermes e infusórios, conforme forem se desenvolvendo deve-se oferecer alimentos maiores como dáfnias, artêmias recém eclodidas, até que sejam capazes de comer ração. A alimentação dos adultos é bem simples, aceitam de tudo, ração em flocos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário