Peixes ornamentais são excelentes para quem deseja animal de estimação e não dispõe de muito espaço

domingo, 8 de abril de 2012

Filtragem e Filtros

A filtragem é um dos fatores mais importantes para o sucesso com aquários, é através dela que sua água ficará cristalina, inodora e habitável para peixes e plantas.
No aquário existirão três tipos de filtragem:    
  • Mecânica, através dela retêm-se as partículas maiores que fazem seu aquário parecer "sujo", ela normalmente é feita através de materiais como esponjas e perlon.    
  • Química, este tipo de filtragem tem o objetivo de eliminar substâncias nocivas na água que não podem ser eliminadas na filtragem mecânica, pois suas moléculas são muito pequenas, ela é feita quase que exclusivamente pelo carbono ativado que é popularmente chamado de carvão ativado, ele possui a capacidade de absorção física, ou seja, a atração e retenção das moléculas através de microporos, retendo os odores e gases existentes na água, mas esse tipo de filtragem tem um problema, ela retira da água os nutrientes para as plantas e qualquer tipo de substância química que você queira adicionar à água, como suplementos vitamínicos, fertilizantes, etc, empobrecendo a água, por isso não é indicada para aquários plantados ou popularmente conhecidos como "Nature Aquariums".    
  • Biológica, esta é feita por bactérias que utilizando o oxigênio realizam processos de decomposição da matéria orgânica, restos de alimentos, folhas mortas de plantas, excrementos de peixes, etc, que por degradação biológica subseqüente são transformados em nitritos e mais tarde em nitratos, este em quantidade razoável, é benéfico para o aquário, servindo de alimento para as plantas, mas em quantidades maiores que 50mg/l pode ser prejudicial para os peixes e favorecer o crescimento de algas, por isso, é recomendável a existência de plantas naturais que consumirão o nitrato produzido. 
Existem no mercado vários equipamentos que realizam esse trabalho, que variam muito no preço e eficiência, abaixo tentarei fazer um resumo simples dos tipos de equipamento existentes:

Filtro Biológico de Fundo (FBF)
Com certeza ainda é o mais utilizado pelos aquarista brasileiros, devido ao seu baixo custo e pela falta de informação, ele consiste em placas plásticas com furos que ficam embaixo do cascalho e dele saem torres onde será colocada uma bomba submersa ou pedra porosa. Seu sistema de filtragem é feito pelo cascalho onde se fixarão as bactérias, o filtro forçará a passagem da água pelas bactérias, fornecendo o oxigênio e a matéria orgânica para que realizem os processos biológicos. Com certeza se você for em uma loja de aquarismo e disser para o vendedor que está querendo montar seu primeiro aquário ele lhe venderá o FBF como sistema de filtragem, mas saiba que isso é um erro pois muitas vezes "o barato sai caro", a matéria orgânica ficará acumulada embaixo das placas, com o tempo os níveis de toxinas irão ficar fora de controle e começará uma misteriosa mortandade de peixes, obrigando o aquarista a fazer uma limpeza total do aquário, ou seja, o aquário nunca estabilizará, as plantas também sofrem com o uso do FBF pois ele prejudica suas raízes, plantas com significantes raízes, como as echinodorus nunca irão bem em aquários com o FBF.
Filtros Canister
Obs.:Citarei o Fluval da Hagen como exemplo de filtro canister pois são os mais populares no Brasil.
Na minha opinião, são o que há de melhor no mercado, o seu único problema é o preço, que são bem altos apesar de serem muito eficientes. Ele realiza filtragem mecânica, biológica e química, é dividido em três compartimentos, no primeiro possui espuma onde ficam retidas as partículas maiores realizando a filtragem mecânica; no segundo compartimento, é realizada a filtragem biológica, utilizando-se componentes como cerâmicas, biobals ou qualquer outro material que favoreça a colonização de bactérias; no terceiro compartimento, você poderá escolher que material gostaria de usar para complementar sua filtragem, carvão ativado, turfa, reguladores de pH, removedores de amônia, nitrato, fosfato, etc. Um grande fator positivo desse filtro, é que você tem liberdade para criar seu próprio sistema de filtragem dentro de sua estrutura. O filtro fica fora do aquário e as únicas coisas que ficam dentro do aquário são as mangueiras para entrada e saída de água.
      
Fluval - Hagen

Filtros Externos
Na minha opinião eles possuem a melhor relação custo/benefício, se você quer manter um aquário com um bom sistema de filtragem e um custo mais acessível, os filtros externos são a solução, existe uma grande variedade de marcas no mercado, inclusive algumas marcas nacionais com qualidade próxima dos importados e um preço bem mais acessível, os mais conhecidos são, Litwin da própria Litwin (nacional), Whisper da Tetra, AquaClear da Hagen, Millennium da Aquarium Systems e Penguin da Marineland, na minha opinião são os mais acessíveis no mercado, alguns como o Whisper fazem filtragem mecânica e química, e outros como o Litwin, AquaClear, Penguin e Millennium realizam filtragem mecânica, química e biológica, mas todos eles lhe dão a opção de montar seu próprio sistema de filtragem em seus interiores. A filtragem mecânica e química desses filtros é feita através de uma espécie de refil, podendo ser ele de espuma ou perlon, mas fique tranqüilo, pois você mesmo poderá fazer o seu próprio "refil" com uma considerável redução de custos. Uma regra para a utilização desses filtros, é que ele circulem cinco vezes o volume do seu aquário por hora, garantindo isso, é praticamente certo que a sua filtragem será satisfatória.

          
Millennium - Aquarium Systems


Filtros de Areia Fluidizada
São ótimos filtros para filtragem biológica, ele é formado por um compartimento com uma areia especial que favorece a colonização de bactérias, normalmente uma bomba comum com um pré-filtro para evitar que partículas em suspensão se acumulem dentro dele,   promove a circulação da água, passando pela areia e depois retornando ao aquário, são mais usados em aquários maiores de 200 litros. O preço não é muito caro, mas se você está com uma filtragem biológica deficiente, esse é o filtro certo.

QuikSand - Aquarium Systems

Filtros Wet-dry
Os filtros do tipo wet-dry são uma ótima opção, realizam filtragem mecânica, química e biológica, ele consiste em um aquário que deve ter 20% de área inundada do volume do aquário principal, nele ficarão todos os materiais filtrantes. A água do aquário é captada por uma bomba e passa pela lã acrílica que fica dentro desse aquário menor realizando a filtragem mecânica, entre a lã você pode colocar carvão ativado para a filtragem química, depois que a água já está limpa, ela passa pelo material escolhido para a filtragem biológica que pode ser os bioballs ou cerâmica, neles formarão colônias de bactérias que farão a filtragem, esse material não deve ficar submerso, a água deverá somente escorrer por ele sempre mantendo-o úmido pois esse é o espírito desse sistema, as bactérias terão bastante oxigênio promovendo um melhor desenvolvimento das mesmas, e depois a água deve retornar ao aquário. Esse sistema em termos de oxigenação e filtragem biológica é muito bom, mas se usado em aquários de plantas naturais, devem ser feitas algumas adaptações para que o CO2 perdido durante a filtragem, seja reposto, como por exemplo, injetar o CO2 na saída do filtro. É uma boa opção para aquários de ciclídeos africanos, kinguios, e grandes ciclídeos como Oscars, Zebras, etc. Esse sistema deve ser construído de acordo com as especificações do aquário, são poucos os filtros encontrados em lojas que realizam esse tipo de filtragem, mas alguns externos como o Penguin e o Millennium também possuem sua filtragem baseada no sistema wet-dry.
Obs.: As marcas citadas neste texto são só um exemplo perto da enorme variedade de produtos de qualidade que poderão ser encontrados no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário