Peixes ornamentais são excelentes para quem deseja animal de estimação e não dispõe de muito espaço

domingo, 8 de abril de 2012

Como Classificar um bom Betta Salamandra

Betta Salamandra
 
Betta da linha Salamandra teve origem esse nome por que no momento de sua criação que foi de origem dos Mustard Gas criadores da Tailândia que desenvolviam essa linha aprimoraram ao ponto de ter um peixe com corpo parcialmente coberto por um manto Púrpura e nadadeiras amarelas com BF branco, vendo que esse tipo de MG era de produtividade e fixação constante. 


Com o tempo ocorreu o surgimento de um exemplar com sinais vermelhos nas nadadeiras ao invés de amarelo como era o clássico Novo MG, então este recebeu o nome de Salamandra porque se assemelhava ao lagarto da região, com tons vermelhos e púrpuras.


Desde então Salamandra e o nome dado a qualquer betta desta origem, tanto com mantos púrpuras, rosa, amarelos, verdes e etc..
Hoje em dia temos uma infinidade de tipos e cores de peixes salamandras e geno. Talvez isso cause uma certa confusão na escolha ou classificação de tantos hobbystas e criadores.


A padronagem do salamandra a meu ver segue as seguintes características:
Camada de pele com cor solida recoberta com um manto nas cores em contraste que poderão ser púrpura, rosa, verde, gold, Cooper,dragon, etc...


Enumerei uma lista de características a serem vistas dentro do padrão de um salamandra.


1º Cabeça lisa sem mascara da mesma cor da primeira camada de cor logo abaixo do manto.


2º Base de cor nas nadadeira que poderam ser da cor do manto, camada de pele ou uma outra cor a vulso atendendo o padrão de solidez.


3º Contorno em suas nadadeiras com um BF branco solido e nítido desde as peitorais ate a pélvica seguindo a linha simétrica e homogenica.
Peixes fora desses padrões certamente poderam ser considerados geno ou salamandras de baixa qualidade.




A seguir imagens que vao ajudar a ter como orientação o texto acima.




Exemplar MG de linhagem aprimorada que deu origem aos Salamandras de hoje em dia

Exemplar de Salamandra dentro do padrão

Nenhum comentário:

Postar um comentário